A lipoenxertia é uma cirurgia plástica que, através de enxerto de gordura, proporciona o aumento de volume ou a melhora do contorno de determinadas partes do corpo. A técnica padronizada é enxertar gordura através de uma cânula fina de ponta arredondada, com orifício lateral. A gordura é colocada em pequenas porções tipo “colar de pérolas” para garantir nutrição e “pega” do enxerto.
O procedimento funciona da mesma forma que um enxerto de pele, pois a gordura é nutrida nas primeiras 48 horas por líquidos presente nos tecidos e, então, com a cicatrização, o organismo cria novos vasos sanguíneos. E as células, chamadas adipócitos, passam a viver ali. Por isso, além de dar volume, devido a essa nova vascularização, ocorre uma melhor nutrição da pele, melhorando sua textura e vitalidade. No caso das pequenas lipoenxertias na região da face ocorre um rejuvenescimento da pele.
Para fazer um enxerto de gordura, é necessário colher gordura de outra região, através da lipoaspiração. Então, a lipoenxertia promove um “remanejamento” de gordura corporal, ou seja, o excesso de gordura lipoaspirado de algumas áreas do corpo é implantado em outras partes menos volumosas.
A gordura só pode ser retirada do corpo do próprio paciente. Este procedimento é indicado para pacientes que desejam aumentar os glúteos, em pacientes que irão se submeter a cirurgias reparadoras, como correção de cicatrizes, queimaduras e reconstrução mamária, além de preenchimento labial e facial – apesar de serem menos comuns devido à existência do preenchimento com ácido hialurônico que é indicado para áreas menores.
Veja as perguntas mais frequentes abaixo:
QUEM PODE FAZER A LIPOENXERTIA?
A técnica pode ser feita em homens e mulheres e não existe restrição de idade, desde que a estrutura corporal esteja completamente desenvolvida e o paciente não tenha problemas graves de saúde.
EM QUAIS PARTES DO CORPO PODE SER FEITA?
A lipoenxertia pode ser realizada em qualquer parte do corpo, normalmente áreas que possuem subcutâneo, como mamas, glúteos, coxas, joelhos e em várias regiões da face, como lábios, queixo e região malar. Ainda pode-se utilizar a lipoenxertia para áreas de cicatrizes e queimaduras, para melhorar a textura e mobilidade da pele.
COMO SE PREPARAR PARA ESTA CIRURGIA?
Semelhante a lipoaspiração, é necessário fazer os exames laboratoriais, de imagens e cardíacos, solicitados pelo cirurgião plástico, além de investigar o histórico de saúde do paciente durante a consulta. Medicamentos que possam interferir na coagulação deverão ser suspensos uma semana antes da realização da cirurgia. Evitar fazer depilação ou raspagem dos pelos nos dias próximos à cirurgia, uma vez que não pode haver inflamações na pele.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?
A anestesia mais utilizada nesse procedimento é a peridural, porém o anestesiologista pode optar por fazer também o bloqueio local ou geral. A escolha vai depender da área e da quantidade de gordura retirada e injetada.
COMO É FEITA A CIRURGIA?
Após a avaliação do paciente em consultas pré-operatórias, o cirurgião irá verificar qual área do corpo do paciente pode “doar” a gordura a ser utilizada. Ex: abdômen, coxas, braços. A gordura será aspirada através de uma pequena cânula (mesmo método da lipoaspiração). Em seguida, essa gordura é decantada, aspirada a parte de líquidos, então, a gordura é imediatamente enxertada na região pretendida, através de micro injeções, que são feitas também com cânulas delicadas.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
É comum a duração variar de 1 a 3 horas. Normalmente, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.
COMO É A CICATRIZ?
As cicatrizes são mínimas e posicionadas em áreas de difícil visualização.
QUAL A QUANTIDADE DE GORDURA QUE PODE SER REAPROVEITADA?
A quantidade máxima de material aproveitável é variável, 30% a 45% da quantidade aspirada. Então, a cada litro de gordura, 300 a 450 ml podem ser utilizados para o enxerto em outras partes do corpo. Lembrando que, assim como na lipoaspiração, o máximo de gordura que pode ser retirada é igual a 5% do peso do paciente.
ESSA GORDURA PODE SER ABSORVIDA PELO CORPO?
As técnicas usadas atualmente permitem que o organismo absorva menos gordura e isso varia conforme as características de cada pessoa. Em média, 40 % pode ser absorvida, nos primeiros 3 meses. Depois, normalmente, não ocorre mais absorção.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
O pós-operatório é tranquilo, podendo haver um leve desconforto nos primeiros dias. Na fase de recuperação, é importante que haja uma dieta leve e interrupção das atividades físicas pesadas, por, no mínimo, 30 dias. O paciente deve evitar comprimir demasiadamente as áreas que foram submetidas à cirurgia. Caminhadas diárias são importantes a partir do primeiro dia de pós-operatório. Podem ser mais curtas nos primeiros dias e aumentar, progressivamente, até 30 minutos.
A liberação para dirigir e retornar ao trabalho se dá entre quatro e dez dias após a cirurgia. A recomendação para o retorno às relações sexuais é de quinze dias. Também é importante evitar exposição ao sol por três meses e usar a cinta modeladora, conforme recomendação médica.
DEVO FAZER DRENAGEM LINFÁTICA?
Não. A drenagem linfática, geralmente é indicada em outros tipos de cirurgias estéticas. Ela não pode ser realizada nos locais onde foi realizada a lipoenxertia.
É OBRIGATÓRIO O USO DE CINTAS E MEIAS?
Sim. A cinta modeladora deverá ser usada por três meses, em média. Ela é colocada já no centro cirúrgico e deve permanecer por 24 horas. Após esse tempo, é retirada somente para o banho. Aconselha-se que o paciente adquira duas peças, para poder fazer trocas. Já a meia de compressão, quando indicada, terá seu uso iniciado na sala de cirurgia e mantido por 15 dias.
E COMO É O RESULTADO DA CIRURGIA?
O resultado é duradouro e muito satisfatório. Pode ser visto após três a quatro meses, tempo que o edema demora para desaparecer.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LIPOENXERTIA E A LIPOESCULTURA?
A lipoenxertia é o aproveitamento da gordura corporal retirada através da lipoaspiração. Esta gordura é inserida em outro local do corpo, proporcionando o efeito de preenchimento e volume.
Já a lipoescultura nada mais é que a associação das duas técnicas: lipoaspiração e lipoenxertia. Na área de cirurgia plástica estética é comum haver nomes diferentes para esse procedimento, como técnica de marketing. Infelizmente, isso só gera mais dúvidas nos pacientes que estão sempre em busca de novidades.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.
PESQUISAR
QUER MARCAR UMA CONSULTA?
Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405
TODOS OS PROCEDIMENTOS
- Prótese Mamária / Mamoplastia de Aumento
- Mastopexia com prótese (“Lifting” mamário com prótese)
- Mastopexia ou “Lifting” das mamas
- Mamoplastia Redutora
- “Lifting” facial ou plástica de face
- Bichectomia
- “Lifting” frontal e de supercilios (cirurgia videoendoscópica)
- Ginecomastia (retirada glândula mamaria nos homens)
- Abdominoplastia e mini-abdominoplastia
- Lipoaspiração, lipoenxertia e lipoescultura
- Lipo da papada
- Cirurgia de orelhas abano
- Cirurgia das pálpebras
- Rinoplastia (plástica de nariz)
- Prótese glútea
- Prótese de panturrilhas
- Cirurgia intima (ninfoplastia)
Unidade Curitiba
Clínica de Cirurgia Plástica
Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201
Unidade Ponta Grossa
Instituto Mansur
Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512