PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no nosso corpo. Juntamente com o colágeno e a elastina, faz parte dos espaços que existem fora das células. Porém, a partir dos 25 anos de idade, nosso organismo começa a diminuir sua produção. Com isso, a pele começa a perder viço, elasticidade e inicia-se a flacidez e o surgimento das rugas.

O ácido hialurônico é uma substância muito segura quando se trata de procedimentos estéticos. É uma molécula de proteína e açúcares que age na pele como uma espécie de hidratante, volumizador e estruturador. É uma substância natural, biocompatível e reabsorvível pelo corpo humano. O ácido hialurônico permanece na região onde foi aplicado, evitando, assim, que as rugas finas se aprofundem. Existem diferentes densidades de apresentação das ampolas de ácido hialurônico, para diferentes profundidades ou região de tratamento. 

O produto, quando injetado, tem basicamente duas funções: A primeira é a estruturação. Ela ocorre quando utilizamos seringa com a versão mais densa do produto, diminuindo a flacidez da pele. A segunda função é preencher as faltas de volume no rosto, os sulcos e as depressões. O resultado da aplicação é a harmonização facial do paciente. Como o espaço entre as células é preenchido, há um aumento da capacidade de atrair água para a área tratada, portanto o tratamento ajuda também no reforço da hidratação cutânea.

O preenchimento com ácido hialurônico é procurado por pacientes que querem amenizar as rugas e as linhas de expressão, preencher olheiras profundas, equilibrar os traços faciais, redefinir o contorno da face e aumentar o volume dos lábios.

É importante desmistificar o falso conceito que o ácido hialurônico aumenta volume. Portanto podemos tratar pacientes que tem um rosto mais “cheio”. Estas técnicas estão bem consagradas sem aumentar mais o volume, mas conseguindo o objetivo de sustentar, e ter o efeito lifting que rejuvenesce bastante.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ÁCIDO HIALURÔNICO E A TOXINA BOTULÍNICA?

Há uma grande diferença entre os procedimentos e os objetivos de cada um, embora ambos sejam usados para diminuir os sinais de envelhecimento da pele. A indicação para o uso do ácido hialurônico é feita quando há perda óssea ou de gordura, preenchendo os sulcos e/ou locais onde falta volume na pele.

Já a toxina botulínica é indicado para correções de rugas de expressão, ou seja, rugas causadas pelo movimentos dos músculos da mímica facial. Quando aplicado, o botox paralisa o músculo, deixando-o estático e relaxado. Desta forma, além de tratar as rugas existentes, previne o aparecimento de novas. A combinação dos dois procedimentos pode ser feita no mesmo dia, inclusive, é benéfica, pois produz um resultado melhor.

QUEM PODE FAZER ESTE TRATAMENTO?

O preenchimento facial com ácido hialurônico pode ser feito em pacientes de qualquer idade, no entanto, a procura por esse método começa por volta dos 25 anos.

EM QUAIS ÁREAS DO CORPO O ÁCIDO HIALURÔNICO PODE SER USADO?

A maioria das aplicações do ácido hialurônico é feita no rosto: no sulco nasal (bigode chinês), sulcos das pálpebras inferiores (olheiras); contorno da mandíbula; região malar (maçãs do rosto); lábios e na região supra labial; e preenchimento de cicatrizes faciais. Porém, também se pode injetar o produto nas mãos.

QUANTAS SERINGAS SÃO NECESSÁRIAS?

Isso depende da região da face que o paciente deseja tratar e de seus objetivos com o procedimento, podendo ser utilizada de 2 até 5 seringas. A quantidade ácido hialurônico a ser utilizada varia conforme as necessidades individuais de cada paciente. A avaliação depende do exame clínico.

QUANTAS SESSÕES DEVEM SER FEITAS?

Normalmente, apenas uma sessão já é o suficiente. Mas, se o paciente desejar um volume ainda maior ou tratar outra região da face, pode ser feita uma nova sessão de aplicação a qualquer momento.

QUANTO TEMPO DURA O EFEITO DO PREENCHIMENTO?

A durabilidade do efeito varia de acordo com a idade e a pele da pessoa. Geralmente, o ácido hialurônico permanece no corpo por volta de um até mais de dois anos. Como ele é absorvido pelo organismo, após esse tempo recomenda-se novas aplicações. Também é possível fazer novas aplicações, nas mesmas áreas tratadas, quando os resultados obtidos na sessão anterior estiverem próximos ao fim.

O ÁCIDO HIALURÔNICO INJETÁVEL E EM CREME POSSUEM A MESMA EFICÁCIA?

Não, os cremes e séruns com ácido hialurônico na composição têm o objetivo de melhorar a textura e hidratação da pele gradativamente. Já o ácido injetável, preenche imediatamente os sulcos mais profundos, as áreas de perda de volume ou flacidez.

COMO É A PREPARAÇÃO ANTES DA APLICAÇÃO?

Já que o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento pouco invasivo, o cirurgião faz a anamnese do paciente em consulta médica para descartar qualquer contraindicação. É preciso evitar bebidas alcoólicas em doses exageradas, assim como o uso de remédios anticoagulantes antes do tratamento. Com o paciente sentado, o cirurgião plástico faz o estudo das áreas e o planejamento dos volumes injetados em cada ponto.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

O procedimento é feito na clínica ou consultório médico, com anestesia tópica ou local e é praticamente indolor. O profissional injeta o produto na derme superficial, derme profunda ou tecido subcutâneo com uma agulha ou cânula fina, preenchendo, estruturando ou volumizando o tecido. Importante o cuidado com a limpeza da face e antissepsia local.

QUAIS OS CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO?

É recomendado não fazer massagens no rosto e o uso de maquiagens no dia da aplicação. Filtro solar com base pode ser utilizado. Exposição solar e atividades físicas também devem ser evitadas nas primeiras 24 horas. Depois desse período, o paciente pode retornar à vida normal, não se esquecendo de passar filtro solar, para evitar o aparecimento de manchas.

O RESULTADO É NA HORA?

O resultado do procedimento aparece assim que a aplicação é feita, mas se torna mais perceptível uma semana após a sessão, quando o pequeno inchaço local diminui.

EXISTE CONTRAINDICAÇÃO?

O ácido hialurônico é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes. Também não deve ser aplicado em pessoas com hipersensibilidade ao composto; inflamações, infecções ativas, feridas ou doenças ativas de pele; e com problemas de coagulação.

INSTAGRAM

QUER MARCAR UMA CONSULTA?

Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405

UNIDADE CURITIBA

Clínica de Cirurgia Plástica

Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201

UNIDADE PONTA GROSSA

Instituto Mansur

Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512

INSTAGRAM

FACEBOOK

FACEBOOK

×