BLEFAROPLASTIA – PLÁSTICA DE PÁLPEBRAS

Os olhos são fundamentais na comunicação entre as pessoas. Enquanto conversamos, nós nos olhamos e conseguimos identificar se a outra pessoa está feliz, triste, cansada, apenas pelo olhar. Por isso a plástica das pálpebras é tão procurada.

A Blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por aqueles que desejam melhorar a aparência dos olhos. Ela é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado nas pálpebras superiores e inferiores, e como resultado melhora a aparência dos olhos cansados e envelhecidos.

A cirurgia de pálpebras tem como objetivo remover o excesso de pele das pálpebras, e tratar as bolsas de gordura, rejuvenescendo a região ao redor das pálpebras, e até melhorando a região da face abaixo dos olhos, suavizando aquele sulco da lagrima (sulco nasopalpebral), que marcam as “olheiras”.

Além dos benefícios estéticos, a Blefaroplastia também pode melhorar a qualidade de vida do paciente, pois o excesso de pele nas pálpebras superiores pode interferir na visão periférica e causar desconforto ao realizar atividades cotidianas.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

PARA QUEM A CIRURGIA É INDICADA?

O procedimento é indicado para pessoas insatisfeitas com o excesso de pele das pálpebras, das bolsas de gordura, dificuldade visual pelo peso da pele, e aquele aspecto de olhar cansado, e nas mulheres quando também interferem no uso de sombra e rímel.

EXISTE DIFERENÇA PARA HOMENS OU MULHERES?

Pálpebras com excesso de pele, flacidez e as bolsas de gorduras mais aparentes, prejudicam muito nossa imagem pessoal. Estes aspectos causam envelhecimento, olhar cansado, triste. Nas mulheres ainda interferem no uso de maquiagem, sombra e rímel, o que causam muito desconforto para elas. Já nos homens, esses aspectos das pálpebras com excesso de pele e olheiras passam uma imagem de cansaço. No mundo corporativo e no mercado de trabalho atual, com as redes sociais, a aparência é cada vez mais importante. Imagem pessoal com olhar cansado com aspecto de noite mal dormida tem impacto negativo na competência do profissional.

A PARTIR DE QUAL IDADE PODE SE REALIZAR O PROCEDIMENTO?

Este procedimento é indicado após os 35, 40 anos, isto depende muito da queixa do paciente da presença do excesso de pele e das bolsas de gordura e de qual o impacto que está causando a pessoa. É importante realizar uma consulta com um cirurgião plástico e a decisão será do paciente em conjunto com o médico sobre a cirurgia.

QUAIS OS EXAMES NECESSÁRIOS NO PRÉ-OPERATÓRIO?

Os exames mais comuns incluem hemograma completo, coagulograma, glicemia, creatinina, ureia, eletrólitos, urina tipo I, Eletrocardiograma, avaliação com o Cardiologista e anestesiologista. Dependendo da idade pode ser necessários outros exames complementares.

A PLÁSTICA DE PÁLPEBRAS, LEVANTA AS SOBRANCELHAS?

Não. A Cirurgia de pálpebras, como o nome já diz, trata a pele das pálpebras e as bolsas de gordura. Para o tratamento da testa e elevação das sobrancelhas existe o “Lifting” frontal e de supercílios (cirurgia videoendoscópica). Existe também a cirurgia de lifting facial para rejuvenescimento de toda a face. A blefaroplastia normalmente é associada a esses 2 procedimentos cirúrgicos.

O QUE É A LIFTING (ELEVAÇÃO) DO TERÇO MÉDIO PELA PÁLPEBRA INFERIOR?

A elevação do terço médio via pálpebra inferior é um procedimento cirúrgico estético que eleva a região inferior a pálpebra inferior até próximo a boca, diminuindo o sulco famoso chamado bigode chines (sulco nasogeniano) e melhora o volume da região malar (maçã) do rosto. A técnica consiste em realizar descolamento e elevação com pontos nesta região. Com isso, é possível reposicionar as estruturas e suturá-las em uma posição mais elevada, resultando em um aspecto mais rejuvenescido e descansado. Este procedimento é muitas vezes combinado com outras técnicas de cirurgia plástica facial para alcançar um resultado mais completo e harmonioso.

COMO É A TÉCNICA DESTE PROCEDIMENTO?

A técnica da blefaroplastia pode variar de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente, mas em geral, envolve algumas etapas. Primeiramente, são realizadas as incisões em locais estratégicos, como nas dobras naturais das pálpebras superiores ou abaixo dos cílios inferiores, para minimizar a aparência das cicatrizes. Em seguida, é feita a remoção de excesso de pele e gordura conforme necessário, para alcançar o resultado desejado. Em alguns casos, é necessário associar a técnica de elevação do terço médio via palpebral inferior para obter um resultado mais completo. A sutura é realizada com fios finos e delicados, que podem ser absorvíveis ou não, dependendo da técnica utilizada pelo cirurgião.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?

A blefaroplastia é uma cirurgia de pequeno porte, de caráter ambulatorial, e quase sempre é feita com anestesia local e uma sedação. É na consulta pré-anestésica que o médico anestesiologista irá decidir em conjunto com o paciente. Nos casos de combinação com outras cirurgias cada caso é decidido individualmente.

QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO? É NECESSÁRIO FICAR INTERNADO?

A blefaroplastia dura em média 1 hora e meia, podendo variar em alguns casos. Após a cirurgia, o paciente fica em repouso algumas horas, e após alimentar-se já pode receber alta. Este tempo pode variar de acordo com cada indivíduo. Não há necessidade de pernoite na clínica ou hospital. Neste período é importante fazer as compressas frias úmidas nos olhos.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?

A blefaroplastia possui um pós-operatório tranquilo. Pode-se ter um desconforto leve nos olhos, dor é uma queixa muito pouco frequente, mas é facilmente solucionado com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios simples. É comum, nos primeiros dias, o paciente ter a sensação de visão embaçada pelo inchaço, e pode ter dificuldade para ler nos primeiros dias. Orienta-se ficar mais tranquilo, repouso parcial, manter a cabeça elevada e realizar as compressas úmidas frias com chá de camomila. Deve-se usar travesseiros para manter a cabeça e tórax elevados quando for ficar deitado. São comuns pequenos “roxinhos” (equimoses) locais, que são absorvidas espontaneamente em 10 a 15 dias, algumas pessoas apresentam estas características com menor ou maior intensidade que outras.

Importante ter em mente que quanto melhor for os cuidados no início, compressas e repouso na primeira semana, mais rápido será a recuperação e o retorno a vida normal. Para uma boa recuperação, é necessário repouso relativo por 7 dias, mas o paciente pode caminhar e movimentar-se. Após este período, o paciente poderá voltar às atividades do dia a dia. Deve evitar abaixar a cabeça por 20 dias. Exercícios físicos maiores serão liberados somente após 30 dias. Claro que caminhadas devem ser iniciadas nos dias seguintes a cirurgia.

QUAIS OS CUIDADOS QUE PRECISO TER EM CASA?

Primeiramente, é muito importante fazer as compressas com chá de camomila geladinha indicada para reduzir o edema (inchaço), principalmente no pós-cirúrgico imediato até 4 dias, aconselhável fazer de hora em hora. A higiene pode ser feita com o próprio chá de camomila limpando delicadamente as pálpebras e os cílios com cotonetes. Normalmente aproveita-se a umidade das compressas para fazer essa higiene. Deve-se atentar aos cuidados de não coçar os olhos ou esfregar no travesseiro nas primeiras semanas. Utilizar óculos escuros para proteção local. O cirurgião também prescreverá pomada oftálmica para uso a noite e colírio lubrificante.

QUAL A POSIÇÃO IDEAL PARA DORMIR?

Deve-se dormir sempre em posição de barriga para cima, com a cabeceira elevada, preferencialmente com travesseiros desde o dorso, mantendo a face voltada para cima. Pelo menos nos primeiros 30 dias.

QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

É necessário evitar a exposição solar nos 90 primeiros dias pós-cirúrgico. Sempre passar protetor solar a cada 3 horas e ter este cuidado por 6 meses, evitando manchas na pele, mesmo que os “roxinhos” não estejam mais aparentes na face. É fácil contornar este problema com uso de óculos escuros.

O RESULTADO É IMEDIATO OU APARECE APÓS QUANTO TEMPO?

Não, o resultado não é imediato. Na primeira semana de pós-operatório consegue-se observar que não existe mais o excesso de pele. O inchaço demora entre 2 a 3 semanas para melhorar. Com 15 a 20 dias, período em que o inchaço e os “roxinhos” começam a diminuir e sumir, já se observa o início do resultado. Após 2 meses temos o resultado mais evidente.

ONDE FICAM AS CICATRIZES?

As cicatrizes são inaparentes. As incisões da blefaroplastia podem variar dependendo do tipo de procedimento realizado. Na blefaroplastia superior, as incisões são feitas ao longo das dobras naturais (sulcos) das pálpebras superiores. Na blefaroplastia inferior, as incisões podem ser feitas junto aos cílios ou na parte interna das pálpebras inferiores, dependendo das necessidades individuais do paciente. Em ambos os casos, as incisões são cuidadosamente planejadas para minimizar cicatrizes visíveis e obter resultados estéticos naturais.

QUANTO TEMPO DURA O RESULTADO DESTA CIRURGIA?

O resultado da blefaroplastia pode durar vários anos, mas é importante lembrar que o processo de envelhecimento é contínuo e pode afetar a aparência das pálpebras ao longo do tempo. Alguns fatores, como exposição ao sol, tabagismo e hábitos alimentares inadequados, podem acelerar o processo de envelhecimento e afetar a durabilidade dos resultados. Além disso, a genética também pode desempenhar um papel importante na aparência das pálpebras. Por isso, é fundamental seguir as orientações do cirurgião plástico para manter os resultados obtidos com a blefaroplastia. Existem tratamentos estéticos que colaboram para a melhora e manutenção dos resultados como o Morpheus.

INSTAGRAM

QUER MARCAR UMA CONSULTA?

Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405

UNIDADE CURITIBA

Clínica de Cirurgia Plástica

Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201

UNIDADE PONTA GROSSA

Instituto Mansur

Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512

INSTAGRAM

FACEBOOK

FACEBOOK

×