LIFTING FACIAL

O envelhecimento facial ocorre devido a evolução da flacidez da pele e diminuição do colágeno e do volume dos compartimentos de gorduras profundos da face. Decorrentes do envelhecimento, características familiares, ação da gravidade, movimentos da musculatura facial e da exposição solar. Além é claro, de vários fatores prejudiciais secundários tão famosos. Por exemplo, tabagismo, poluição do ar, falta de cuidados com a pele (não retirar maquiagem antes de dormir). Já a alimentação tem vários fatores: desde os produtos químicos dos alimentos industrializados, dieta pobre em vitaminas e nutrientes e com excesso de alimentos pró-inflamatórios como açucares glúten.

Muitas vezes, estes sinais se apresentam como flacidez e queda de toda região lateral da face as bochechas.  Ocorre perda da projeção da região malar (maçãs) acentuando os sucos abaixo dos olhos e o suco nasolabial (bigode chinês). A região lateral ao ângulo da boca apresenta aquela alteração chamada de marionete (bulldog). O pescoço apresenta flacidez e as bandas do músculo do pescoço (platisma).  Pode estar associada a flacidez e rugas na testa, ao redor dos olhos e sobrancelhas e região temporal, caracterizando a pessoa com aspecto de “cansada” e aparência envelhecida.

A cirurgia de lifting facial, também chamada de plástica de face ou ritidoplastia, é a cirurgia que promove o rejuvenescimento de todo o rosto e pescoço. Através de tração e elevação das áreas flácidas e retirada do excesso de pele. Considerada a mais nobres das cirurgias estéticas, por tratar a face, e por todas os detalhes técnicos envolvidos no procedimento.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

PARA QUEM É INDICADO?

Não há uma idade mínima ou ideal. Este procedimento pode ser realizado a partir do momento em que os sinais de envelhecimento estiverem presentes ou para aqueles pacientes que apresentam flacidez em alguma área do rosto ou pescoço.

QUAL TIPO DE ANESTESIA É INDICADO PARA O PROCEDIMENTO?

O procedimento pode ser realizado com a anestesia geral, ou com anestesia local e sedação. Será na consulta pré-anestésica que o médico anestesiologista avaliará a técnica mais conveniente para cada caso.

QUAIS ESPECIALISTAS PRECISAM AVALIAR O PACIENTE E QUE EXAMES SÃO NECESSÁRIOS NO PRÉ-OPERATÓRIO?

São solicitados exames laboratoriais (hemograma e bioquímicos) e consulta com o cardiologista, além de exames cardiológicos. É importante estar tudo ok para a cirurgia. Caso o paciente faça acompanhamento em outra especialidade médica, por alguma doença crônica, é importante relatar para o seu cirurgião plástico.

COMO É FEITA A CIRURGIA?

A cirurgia é realizada através de uma incisão desde a região da costeleta dentro do cabelo passando pela pele pré-auricular e terminando na região atras da orelha. Após o descolamento desta pele, e feito o tratamento do tecido profundo com a elevação do Sistema Músculo Aponeurótico Superficial (SMAS), sentido vertical, elevando as estruturas que “caíram” com o passar dos anos, após isso é feira a retirada apenas do excesso de pele, sem tração. O que resulta numa cicatriz de melhor qualidade, sem deformar canto de boca, região da maçã do rosto, dando um aspecto muito mais belo e natural. Normalmente associa-se com o lifting de supercílios, tratamento da testa (região frontal) com a vídeo cirurgia endoscópica e com a Blefaroplastia.

Muitas vezes é realizado o tratamento do musculo platisma medial através de uma pequena incisão sub mentual e plicatura do platisma medial para melhorar o ângulo do pescoço e corrigir a flacidez cervical.

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

O procedimento costuma ter duração de 4 horas aproximadamente, depende do grau de envelhecimento e áreas da face a ser abordadas. O paciente em geral recebe alta no dia seguinte.

É NECESSÁRIO CORTAR OU RASPAR O CABELO PARA REALIZAR O PROCEDIMENTO?

Geralmente não é necessário o corte de cabelo. É feito um preparo dividindo o cabelo nos locais das incisões e prendendo o mesmo em pequenas “chuquinhas” de elásticos.

QUAIS OS CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO?

O paciente sairá do hospital com curativo na região das incisões e a faixa modeladora de face. O dreno utilizado na cirurgia é retirado antes da alta hospitalar.  Recomenda-se compressas frias com chá de camomila sobre a região para diminuir a intensidade do edema. É possível que alguns pacientes apresentem manchas de infiltrados sanguíneos chamados equimoses, que são normais e que diminuirão com o passar dos dias. Deve-se manter o dorso e cabeceira elevados quando deitado para não piorar o edema, além de manter o queixo sempre mais alto.

O paciente poderá retornar às atividades diárias após 14 a 20 dias, evitando lugares com aglomerações de pessoas para não ter risco de contato na região facial e exercícios físicos após dois meses. Deve-se evitar a exposição solar e sempre utilizar filtro ao sair de casa, reaplicando a cada 2 horas. Importante lançar mão do uso de chapéus, lenços, echarpes, óculos de sol grandes para proteger a face nessas primeiras semanas.

COM QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA PODEREI LAVAR E FAZER PENTEADOS NO CABELO?

A partir do segundo dia pós-cirúrgico o paciente já poderá lavar o cabelo e prendê-lo, porém deve ser feito de maneira cuidadosa. Para secá-lo, é permitido utilizar secador, mas preferencialmente com a temperatura do ar discretamente aquecido ou em temperatura ambiente. Tinturas no cabelo somente após um mês.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Ocasionalmente, em alguns casos, o paciente pode apresentar dores leves que poderão ser controladas facilmente com analgésicos comuns, os quais serão prescritos pelo médico após a alta.

COM QUANTO TEMPO ACONTECE A RETIRADA DOS PONTOS?

Os pontos do couro cabeludo são retirados em 15 dias. E da face variam entre 7 e 15 dias.

PODE ASSOCIAR ESTE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO ESTÉTICO COM OUTROS?

Sim, é comum associar a cirurgia de face com o lifting de supercílios e região frontal, plástica de pálpebras, lipoenxertia de face ou até com sessão de laser de CO2 fracionado, para melhor resultado. Porém, é necessário fazer uma consulta e avaliação com o seu médico para definir o melhor protocolo estético a ser seguido.

COMO FICARÃO AS CICATRIZES?

As cicatrizes são permanentes, porém muito discretas inicia-se região dentro do cabelo na lateral, atrás das costeletas, continua junto à frente de orelha contornando e indo para trás, fica imperceptível pela região que é colocada.

QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

O sol sempre está envolvido com o fotoenvelhecimento, manchas pele, rugas, depois de uma cirurgia de face, deve-se cuidar com o sol sempre. Pode se expor ao sol após 6 meses da cirurgia realizando aplicação de filtro solar em todo o rosto e pescoço, e pensar sempre em usar chapéus, bonés.

INSTAGRAM

QUER MARCAR UMA CONSULTA?

Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405

UNIDADE CURITIBA

Clínica de Cirurgia Plástica

Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201

UNIDADE PONTA GROSSA

Instituto Mansur

Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512

INSTAGRAM

FACEBOOK

FACEBOOK

×